busca
br
en
AD Brasil Entrevista: Paulo Mendes da Rocha
24 de julho de 2013

O site Archdaily Brasil entrevista Paulo Mendes da Rocha, uma das figuras mais importantes da arquitetura moderna e contemporânea brasileira.

ADBR Entrevista : Paulo Mendes da Rocha from ArchDaily on Vimeo.

 

Formou-se em 1954, em uma das primeiras turmas da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, momento em que passa a se interessar, juntamente com alguns colegas, pela arquitetura moderna.

paulo-mendes-da-rocha3Paulo Mendes da Rocha faz parte de uma geração de arquitetos com influência modernista, liderados por João Batista Vilanova Artigas, que viriam posteriormente influenciar profundamente toda uma nova geração de arquitetos paulistas – e brasileiros em geral.

Em 1961 passa a lecionar na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, ao lado de Artigas, momento em que se envolve em uma profunda discussão acerca do papel social do arquiteto. A efervescência deste debate, que envolveu boa parte dos professores da FAU-USP na época, não agradou o governo militar, que viria a cassar seus direitos políticos, fazendo-o se afastar do cargo de professor da Escola de Arquitetura – atividade que só retomou em 1980, vindo a se aposentar compulsoriamente em 1998.

Em 2001, Paulo Mendes da Rocha recebeu o Prêmio Mies van der Rohe pelo projeto de reforma da Pinacoteca do Estado de São Paulo, e em 2006 foi laureado com o Prêmio Pritzker, pelo conjunto de sua obra.

Sua influência no ensino de arquitetura no Brasil, sobretudo em São Paulo, ajudou a construir a geração inquieta de arquitetos que vemos hoje se questionando e propondo soluções para os problemas de nossas cidades. Assim, não restam dúvidas de que sua importância no ensino da arquitetura é tão concreta quanto sua obra construída.

A seguir uma breve lista de alguns de seus mais influentes e notáveis projetos; obras que ajudaram a compor uma espécie de identidade para a arquitetura brasileira e paulista nas últimas cinco décadas.

- Ginásio do Clube Atlético Paulistano

- Pavilhão Brasileiro da Expo ’70 de Osaka

Museu Brasileiro da Escultura – MuBE

Casa Gerassi

- Reforma da Pinacoteca do Estado de São Paulo

- Reforma da FIESP - Federação das Indústrias do Estado de São Paulo - em colaboração com os escritórios MMBB SPBR

Praça do Patriarca

Museu da Língua Portuguesa

Cais das Artes, em Vitória – ES, em conjunto com o escritório METRO

Complexo Praça dos Museus da USP, em colaboração com o escritório Piratininga Arquitetos Associados. Obra ainda em construção.

1324475880_cais_cam1_final_

Cais das Artes

1324475885_cais_cam4_final

Cais das Artes

 Casa Gerassi

Casa Gerassi

 1335445015_captura_de_ecr___2012_04_26_095511

Praça do Patriarca

 

fonte: www.archdaily.com.br

Comente
Copyright 2012 Arsenic Arquitetos

Rua Espirito Santo
nº 1115 - 1901/1902/1903/1904
Juiz de Fora - Brasil
nikola@arsenicarquitetos.com
+55 32 3214-8978